TV com ecrã OLED ou QLED? Conheça as diferenças





Acha que todas as televisões LED são iguais? Então, precisa mesmo deste artigo! Fique a conhecer as diferenças entre um ecrã OLED ou QLED antes de tomar uma decisão.


O que são os ecrãs QLED?

QLED significa Quantum-dot Light Emitting Diode. Estes ecrãs foram criados e produzidos pela Samsung. A diferença em relação aos ecrãs normais é sem iluminado na cor azul, em vez do branco. Produz uma cor mais viva, mais saturada e com mais brilho. Aliás, em relação aos ecrãs OLED, emitem o dobro do brilho.

Contudo, há algumas desvantagens nos ecrãs QLED. O tamanho da televisão é maior e ocupa mais espaço. Demora mais tempo a responder e, em conjunto com a retroiluminação, pode “fantasmas”. Finalmente, precisamos de ter em consideração o preço elevado destas TVs.

O que são os ecrãs OLED?

OLED significa Organic Light-Emitting Diode, que são ecrãs LED orgânicos com a capacidade de emitir a sua própria luz. A empresa líder nesta tecnologia é a LG. Quanto à cor, estes ecrãs têm sido descritos como “pretos mais pretos e brancos mais brancos.” São apropriados para um ambiente mais escuro e têm um tempo de resposta muito rápido, o que os torna apropriados para gaming.

Os ecrãs OLED têm muitos extras, como Dolby Vision, Dolby Atmos, etc. Há novas tecnologias a surgir no momento em que está a ler este texto. Além disso, apesar de ser uma criação da LG, diferentes empresas trabalham com esta tecnologia.

As desvantagens são o consumo energético mais alto e o desgaste a médio e longo prazo. A recomendação para preservar a performance do ecrã é evitar canais estáticos durante 10-12 horas seguidas.


E se correr mal? Conte com a Fixando. Procure um técnico de reparações de TV ou um serviço de suporte técnico. Tudo se compõe!

Comentários

Mensagens populares