Como montar um home cinema em casa


Photo by Dylan Calluy on Unsplash


A quarentena fez-nos apreciar mais o cinema e as séries. Afinal, o que teria sido de nós todos estes meses sem entretenimento? Se isto lhe deu vontade de ter um cinema em casa, aqui ficam algumas dicas para transformar a sua casa na sua sala de cinema favorita!

TV e Som


O primeiro passo é ter um bom ecrã, o que também não significa ter um ecrã gigante. Se tem uma televisão full HD, multiplique a distância (em metros) por 18: este é o número de polegadas que o ecrã deve ter. Por exemplo, se só tem dois metros entre o sofá e a TV, a televisão deve ter 36’’. Se tiver um ecrã 4K (ultra HD), multiplique por 25: para dois metros, pode comprar uma televisão com 50’’. Se tem dúvidas sobre a montagem do cinema e das luzes (que veremos mais abaixo), procure orçamentos para a montagem de home cinema.

Sofá comfy


Nada como esticar as pernas enquanto vê um filme, não é? Escolha um sofá com chaise longe ou com apoios de pés do conjunto para extra conforto. Também pode comprar um sofá que faça cama (a IKEA tem alguns modelos deste estilo, use a Fixando para procurar os preços do serviço de montagem). No Inverno, facilmente se vai tornar no seu “spot” de fim de semana, juntamente com almofadas felpudas e um par de mantas!

Mesas de apoio


É indispensável ter uma ou duas mesas de apoio (depende da dimensão do sofá). Ninguém gosta de pousar as pipocas e a bebida no sofá… já para não falar dos comandos que se afundam no sofá! Lembre-se de escolher uma mesa de apoio baixa: deve ser baixa o suficiente para não bloquear a vista para a TV, mesmo com copos pousados. As mesas empilháveis são uma boa opção para manter a sala arrumada no dia a dia e ter todo o apoio que precisa nos dias de cinema.

Luzes


O esquema de luzes é muito importante. Quer que a sala fique absolutamente escura – recomendamos cortinas opacas ou blackouts – mas também precisa de ter o mínimo de luz para ver onde anda. Não é por acaso que as salas de cinema têm leds a indicar as cadeiras! A nossa sugestão é instalar luzes LED no armário da TV ou ter luzes embutidas nos armários de sala: é o suficiente para ter alguma luz e sair do sofá durante o “intervalo” sem tropeçar.

Comentários

Mensagens populares