Quais são os nomeados para Melhor Filme nos Óscares 2019?



São 8 os nomeados para Melhor Filme na próxima edição dos Óscares. “Assim Nasce uma Estrela”, com Lady Gaga e Bradley Cooper, é o que teve mais sucesso na bilheteira, mas isso não significa que venha a ser o favorito da Academia. Vejamos quem são todos os candidatos a Melhor Filme nesta edição dos Óscares!

Roma
“Roma” é o mais recente filme de Alfonso Cuarón, já premiado pela Academia com um Óscar de Melhor Realizador por Gravity. Filmado a preto e branco, transporta-nos para as zonas menos privilegiadas da Cidade do México com uma história comovente. Mas o mais notável nesta nomeação é que Roma é um filme da Netflix - tornando-se no primeiro filme nomeado para um Óscar produzido por uma plataforma de streaming. Mesmo que não ganhe, será sempre uma vitória para os investidores. Um dos verdadeiros candidatos à vitória.

A Favorita
Um realizador grego faz um filme sobre a corte de uma rainha inglesa do séc XVI, contrata uma actriz americana para a personagem secundária e é nomeado para um Óscar. Há muito aqui que podia ter corrido mal, mas o risco compensou. Lanthimos fez uma escolha consciente ao dar um toque natural ao diálogo e comprometeu alguma da exactidão histórica, mas a Academia premiou-o. A probabilidade de ganhar o Óscar é baixa, mas é bem provável que consiga arrecadar um Óscar de Melhor Actriz Secundária para Olivia Collman.

Assim Nasce uma Estrela

Nomeado para melhor filme, mas não para melhor realizador nem para melhor actor. Bradley Cooper não encheu as medidas da Academia. A falta de nomeação para melhor realizador faz com as probabilidades de ganhar melhor filme sejam baixas, mas os fãs do filme e da Lady Gaga trazem audiências para uma cerimónia que está a tornar-se cada vez mais irrelevante para as massas.

BlacKkKlansman

Numa América ainda muito segregada, um investigador do FBI decide infiltrar-se num grupo local do Ku Klux Klan. A investigação acaba por prevenir diversos ataques raciais e, 40 anos mais tarde, inspira Spike Lee a regressar à sua boa forma. Poderia ter escapado às audiências muito facilmente, as a nomeação da Academia deu-lhe alguma da atenção que merecia.

Pantera Negra
Sci-fi e superheróis não são as palavras que associamos aos Óscares. Mas Black Panther, o símbolo cultural para os Afro-Americanos esperam à décadas. A probabilidade de ganhar não é muito alta, mas é um reconhecimento de que a Academia está, pouco a pouco, a valorizar filmes diferentes dos que habitualmente premeia.

Bohemian Rhapsody
Outro dos grandes favoritos à vitória. Rami Malek é um dos favoritos ao Óscar de Melhor Actor e é possível que o filme seja premiado como Melhor Filme, devido à popularidade tanto entre os críticos, como entre os fãs.

Vice
Em Portugal, Vice passou quase despercebido. Mas num mundo cada vez mais politizado, oferece uma recriação (com as devidas liberdades) dos momentos mais importantes da vida do Vice-Presidente com mais poder na história da América - Dick Cheney. O filme usa ainda diversas formas de sátira e ironia (a certa altura os créditos passam, simulando um final feliz com os Cheneys reformados e longe do poder político). Dificilmente ganhará o Óscar, mas a nomeação  é por si só uma escolha política da Academia.

Green Book: um Guia para a Vida
Novamente um filme que nos leva para uma América segregada, o Deep South dos anos 60. Um músico Afro-Americano contrata um condutor e bouncer branco para se proteger e enfrentam o racismo e os perigos da época juntos durante a digressão.

Comentários

Mensagens populares