Como montar uma sala de cinema em casa



Montar uma sala de cinema ou de entretenimento em casa, pode ter duas vias possíveis: um televisor 4K de pelo menos 55 polegadas ou um projector. Vamos ver as duas opções e as vantagens!

Televisor 4K e de 55 ou mais polegadas

Ideal para salas privadas de cinema com um tamanho relativamente pequeno (até 8 pessoas) e em que as pessoas privilegiam a qualidade de imagem acima de tudo. Complemente a visualização de extrema qualidade com colunas externas à televisão que acrescentam um áudio tridimensional poderoso.

O custo deste set dependerá muito do tamanho do televisor, que pode ir desde os 1000 aos 15000 euros. O áudio de qualidade pode ser alcançado por poucas centenas de euros. Deixamos ainda esta sugestão que parte de uma preferência pessoal: ao comprar estes dois ítens da mesma marca garante que a sincronização será sempre fácil, rápida e até, muitas vezes, automática.

Projector

O benefício principal de obter um projector é a sua flexibilidade. Qualquer sala pode ser uma sala de cinema se conseguir retirar toda a luminosidade externa. Para garantir a melhor qualidade de imagem possível, é imperativo escolher espaços com pouca luminosidade. Há projectores de todos os modos e feitios e, claro, de todos os preços.


Pode obter projectors domésticos online por valores tão baixos como 50 euros, mas estes serão limitados nos formatos possíveis de playback. Idealmente, terá um projector com Wifi para que consiga fazer streaming do seu computador, telemóvel ou tablet. Idealmente, também, o seu dispositivo tem bluetooth para poder ligá-lo a colunas externas.


Quando estiver à caça de projectores, analise bem o tamanho em cms da imagem projectada e a distância a que o dispositivo tem de estar para projectar nas dimensões desejadas. Normalmente, quanto mais distante o projector, menor a qualidade de imagem, no entanto, o tamanho também da imagem também aumenta.

E a fonte do vídeo?

Wifi, USB, HDMI, Miracast, Bluetooth, NFC, Blue-ray. Todas estes formatos de multimédia são comuns actualmente. O nosso método preferido cá em casa é o streaming por wifi. Por causa da variedade, da alta qualidade e simplicidade: as configurações de wifi precisam de ser feitas apenas na primeira vez.

Por fim? Os lugares sentados. Cadeirões comuns, sofás e puffs são as nossas preferências. Não se esqueça das pipocas!

Comentários

Mensagens populares